terça-feira, 13 de dezembro de 2016

O SILÊNCIO É A MELHOR RESPOSTA. SERÁ???

PSIUUUUU!!!!!.... BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSQUITO.... QUEM FALA DEMAIS, DÁ BOM DIA A CAVALO... O SILÊNCIO É A MELHOR RESPOSTA. SERÁ???

Como você se sente quando você envia uma mensagem pra alguem via sms e a pessoa não responde? E no WhatsApp, quando a pessoa lê a mensagem, você sabe disso por conta dos dois ticks azuis que aparecem, mas ela não responde? E aí, qual é a sua atitude frente a isso? Como você se sente? 
No WhatsApp há a possibilidade de camuflar os recebimentos das mensagens através de recursos que são disponibilizados pela própria WhatsApp. Obviamente que esses recursos foram inventados por conta de uma demanda. Que demanda seria essa? Uma demanda por conta de pessoas que "ignoram" mensagens do remetente? Ou seria qualquer outro motivo? Por exemplo "não ter que dar explicações do porque não ter respondido a msg" - acho que poderia ser uma delas. Enfim, o silêncio gera nas pessoas "any" ou muitos desconfortos os quais as fazem tomar também uma série de atitudes, das mais variadas possíveis. Vocês não imaginam o quanto o silêncio fala, grita e as vezes até batem nas pessoas! Em mim, por exemplo o silêncio me espancou Rsss. 

Trago abaixo alguns exemplos os quais o silêncio mal utilizado pode chegar a ser mais maléfico ao invés de benéfico em muitas situações. 

Vejamos:

-Você precisa resolver um assunto de extrema urgência. Você faz parte de um grupo de Whatsapp de 5 pessoas. O assunto é um caso de doença, e você precisa que todos se manifestem no grupo, respondendo as solicitações que você os fez. 
Entretanto, dos quatro somente dois te responderam e, os outros dois somente leram mas não responderam. Eles se mantem em um total silêncio. Você até os chama em privado, mas tudo que você recebe é uma total indiferença... 
Chega um momento que você também se cansa, e decide ligar, obviamente. 
Qual é a clássica desculpa? Puts, estava mega ocupado, até vi suas mensagens, mas não deu pra te responder... Eu já iria te responder..... Detalhe: Essa ligação foi feita após dois dias. O urgente se tornou importante, porque a pessoa que lida com esse grupo ja sabe que funciona assim. Se fosse realmente urgente " caso de vida e morte" obviamente a morte seria fatal, não é mesmo? - O que podemos concluir com este caso? Reflexões? Deixo com você meu caro amigo/a leitor/a... com sua imaginação para responder/chegar as suas próprias conclusões... 

-Montei um grupo político o qual discutíamos sobre variados assuntos. Porém, o intuito principal era como citei anteriormente "POLÍTICO". Eu cheguei a lançar 3 desafios os quais eram responder perguntas poderosas sobre Filósofos e suas teorias. Dava-lhes uma semana pra pensar e analisar a respeito. Achava uma semana de bom tamanho, mas mesmo se não fosse, estava aberta afim que eles pudessem sugerir um tempo mais longo  ou algo desse tipo, mas nada ocorreu a esse respeito. Inicialmente, eu tinha muita expectativa com esse grupo, pensei que desse certo, mas o silêncio desde o inicio imperava. Era uma coisa inexplicável, insuportável e absolutamente desanimador para meu coração entusiasta. Me perguntava inúmeras vezes: O que move um ser participar de um grupo tão ativo o qual as pessoas interagem o tempo todo, e ele só observa, observa e observa... E quando eu chamava esse(s) camarada(s), ele não respondia!?!? Eu quase enlouqueci! Foi uma das piores experiências que já havia tido com grupos de pessoas na minha vida (até então). Aquele silêncio me ensurdecia!!! Rsss  

-Você aprende que ser gentil, amável e amoroso com o seu próximo é um dos preceitos de bons modos e faz parte de um daqueles itens da boa moral e ética para se viver bem em sociedade. Alem de que não "devemos" fazer para o outro o que não gostaríamos que fizessem pra nós mesmos, não é essa a citação? Pois é? Lá vamos nós novamente nas para as caixinhas das crenças e valores que não funcionam assim tão quadradinhas Rss... Você exercita isso anos a fio... É amavel, gentil, tenta agradar a todos. Envia aqueles "Bom dia gente" pra todos no Facebook/WhatsApp em toda rede social possivel. Fala Bom dia, boa tarde e boa noite até para o cachorro da rua - assim dizia uma amiga para mim. Até chegar um dia que você se depara que muitos, mas muitos poucos retribuem o seu alegre "BOM DIA!" ou quaisquer cumprimento que for. Ah! mas há sempre aqueles que dizem: você deve fazer e não olhar a quem. Porem, na vida real essa conta não é tão certinha assim quando se trata de estarmos passando por isso na própria pele. 
O mais interessante é que o camarada que mais fala isso é normalmente o que gasta menos de seu preciosíssimo tempo com o outro (principalmente com um estranho), então né? Tudo, absolutamente tudo cansa!!! E a gota d'agua foi quando uma pessoa muito íntegra e próxima (pelo menos de sangue de mim - tenho certeza que muitos não o chamariam de íntegro, mas pra mim pelo menos naquele momento ele agiu de forma muito integra pois falou a verdade nua e crua, com coragem na minha cara), chegou até a mim e me disse: Se toca oh, ninguém está nem aí com o seu "Bom Dia", muito menos com o que você tem pra nos dizer, por isso o Silêncio. Você não percebe que ninguém te responde? Isso entrou como uma faca no meu peito, mas eu precisava ouvir. Precisava desse momento masoquista, apanhar com essas palavras para acordar desse Mundo que nos contam que o Silêncio é positivo, e que a gente faz questão de acreditar, porque é conveniente contarmos mentiras pra nós mesmos, quase que o tempo todo e de quase todos. 

Se me perguntarem o que mais me afeta hoje? Eu defintivamente responderia: com um longo Silêncio - ironia da vida. Por quê? (Consigo ouvir esse alto e breve Por quê? ao fundo como se fosse um coro vindo de todos) Depois desse longo silêncio voltaria a pergunta a pessoa que me perguntou/ entrevistador: Como você se sentiu durante esse momento que eu me mantive em total silêncio, sem responder sua pergunta? Qual foi seu sentimento? De indiferença, desprezo, descaso... Após ouvir sua resposta finalizaria com minhas ultimas menções sobre meu aprendizado.
  
Bom, pelo menos para mim o Silêncio (na via negativa) é no mínimo o representante legítimo da indiferença. E no pior dos casos do desprezível. Já tive o desprazer de saborear os dois.
Lição feita, lição aprendida. 

Gratidão,

By Dric@

Nenhum comentário:

Postar um comentário