domingo, 8 de janeiro de 2017

CHORE SANGUE POR DESCONTO EM PRODUTOS, MAS JAMAIS UMA LÁGRIMA EM SERVIÇOS

O brasileiro tem a fama de ser o pechincheiro, o bagaceiro, o chorão, o barganheiro, o pidão, e mais meia duzia de adjetivos que tem por aí, por pedir desconto por tudo e pra todos. Chega ser o chato de tão insistente que se torna.

Nesta minha ultima viagem pra fora do país, fui pra Orlando. E tive uma grande lição, encontrei um vendedor/comerciante bem espelho meu, só que desta vez, eu estava do lado contrário, eu era a cliente e ele o negociador. Digo isso porque sou professora autônoma há 20 anos e tenho que administrar meu trabalho sozinha, ou seja, dar aula e "negocia-las". A aparente diferença que tínhamos até alí era que ele vende produtos, e eu vendo serviços. Mas haviam semelhanças entre nós, desde como abordamos o cliente até a personalidade tão físicamente energética e entusiasta que ambos temos.

Minha família e eu estavámos procurando malas para comprar. Meu marido entrou nessa loja, enquanto eu me encontrava em outra. Ele foi me buscar na loja em que eu estava, pra me mostrar esse conjunto de duas malas que ele havia encontrado. Ele é mais conhecedor de qualidade de malas do que eu sou, portanto, após ter analisado esse conjunto, ele me disse que as malas estavam num preço justo comparado com tudo que nós já haviamos visto. O suposto vendedor, digo isso pois só meu marido havia acreditado que era o vendedor, mas na verdade, era o dono da loja.
Antes, haviamos ido até uma outra loja que o atendente era Brasileiro, o qual meu marido ficou com um pé atras, porque era Brasileiro (o preconceito estabelecido). O vendedor poderia estar até querendo tirar vantagem, por nós brasileiros possuímos essa maldita herança e dito do "dar um jeitinho", todavia, pra mim, entra na caixa de preconceitos, enfim... Assim que eu entrei na loja, vi e ouvi meu marido e o dono da loja falando Espanhol, não resisti, mais que depressa indaguei dizendo - Ah! agora sim seu Carlos (meu marido) encontrou a mala certa né? -  Hablando en Espanhol, está todo certo?" - eles logicamente riram, o dono da loja era Hondurenho. Bem, meu marido logicamente me chamou pra pedir desconto (claro, sou brasileira, né? Rss). Eu, como uma boa Brasileira, claramente pedi por aquele desconto, né? Mas já adianto EM PRODUTOS SIM, não costumo pechinchar em serviços, mas vamos la que depois explico o porque não...
Pedi pra que o Hondurenho nos desse um desconto naquele conjunto de duas malas, pois na "loja do Brasileiro" estava mais barato... Ele foi duro na queda, e não parava de falar mais, começou a falar da qualidade da mala, comparou ela com outras da loja, e bla bla bla.... Entretanto, me mantive firme afim que ele me desse um desconto, por estar levando o conjunto. Ah! mas aí ele começou -Vocês Brasileiros choram demais, eu já conheço o mercado Brasileiro aqui em Orlando há mais de 15 anos, e é sempre a mesma ladainha...
Sabe o que vocês não entendem? - O Hondurenho direcionou essa pergunta a mim.
- Prossiga, acenei com minha cabeça.
A maioria por aqui sobe os preços dos produtos, porque já sabem que vocês vão chorar, aí eles dão o desconto e vendem no preço que queriam vender inicialmente. Aí eu te pergunto? - Quem foi o espertinho aqui??? - Ele voltou a me perguntar.
Eu me mantive com minha boca selada. Conversamos e discutimos muito ao mesmo tempo, houve momentos que tanto eu me calei quanto ele se calou.
Eu lhe disse que não só os Brasileiros pedem descontos em produtos, todo consumidor pede. Os produtos frente a uma negociação foi feita para se pedir facilitações em qualquer parte do mundo. Talvez ele poderia me dizer da forma que o Brasileiro lida, aí poderíamos conversar. Por exemplo, pedir desconto em serviços, coisa que Brasileiro tambem faz e muito, falar sobre a abordagem que ele usa.... - "Palestrei" ao Hondurenho com alguns conceitos.
Aí foi a hora dele se calar, e se retirou de onde estava.

No final, levamos o conjunto de malas sem desconto, porem com isenção dos impostos. Poderia dizer que tivemos "um descontinho". Quais foram as semelhanças que encontrei entre nós dois? Foram várias. Tanto eu quanto ele somos muito confiantes; ele falando de seu produto e eu de meus serviços; tanto eu quanto ele nos calamos naquele momento que vimos que o outro tinha razão, portanto, diante de um bom argumento um excelente ouvinte se cala; onde há Ego não há negociação, tanto eu quanto ele fizemos nossa parte na tratativa, por isso deu negócio.

Quem saiu ganhando e quem saindo perdendo? Essa foi a pergunta do meu filho posteriormente.
- Nós dois saimos ganhando ou nenhum saiu perdendo, se preferir - respondi ao meu filho. Continuei - ele como um bom opositor a minha pessoa, não aceitou minha resposta, e replicou - Não concordo, eu acho que você saiu perdendo.
Por quê? - lhe questione.
Porque você não obteve o desconto que pleitiava - ele me respondeu.
Sorri para meu filho e lhe respondi de volta - Eh filho, você precisará viver mais alguns aninhos pra entender que a vida NÃO se resume somente em ganhar ou perder, partindo de onde você presupôs, ainda há outras alternativas entre essas duas, que tambem podem gerar resultados super positivos, alias, que acrescentem algo que vão alem do ganhar ou perder. Coisas do tipo: Aprendizado. Isso é algo que só nos enobrece, e nos faz crescer cada vez mais como individuo. E nesse caso vou te detalhar os fatos de o porque ambos: a mamãe e o Hondurenho sairam ganhando. Eu comprei as duas malas que ele me provou comparando e demostrando que valia o preço que eu estava pagando, ou seja, o justo. E ele, pra não perder a venda, diante de um pequeno estresse que rolou na loja por meus argumentos serem cortantes, e ele ser extremamente sagaz, e perceber que eu estava por um triz pra sair da loja, sem comprar as malas por conta dele ser irredutivel, nos isentou dos impostos, indiretamente dizendo que seria esse o "descontinho", assim desarmando-se ao final.
Conclusão, ele foi sagaz e eu fui sábia e humilde, pois eu poderia ter saído da loja naquela mesma hora "com minha razão", quando ele foi categorico em dizer que não daria desconto nenhum, que Brasileiro chora demais, bla, bla, bla.... O que poderia ter resultado: hoje, eu não teria essas duas malas que foram realmente uma boa compra. E ele não teria feito a venda que é o seu ganha pão.

Vamos falar de serviços? Ah esse é um problemão aqui no Brasil. O produto não irá mudar se você pagar 10, 20 ou 30. Agora barganha em serviços, pra você ver o que é dor de cabeça, que pode até virar uma enxaqueca eterna! Acho que todo serviço tem seu preço ou valor, e ponto.

Entretanto, você como consumidor, tem todo o direito de procurar aquilo que esteja dentro de sua realidade e expectativa. Aprendi em dando aulas de Business que NUNCA devemos barganhar VALORES se presamos QUALIDADE em serviços. Agora, temos varios perfis de consumidor, torno a falar. Temos o consumidor que presa rapidez; o outro que presa produtividade; ainda um outro que presa preço.... Então vale lembrar que, se você é o consumidor "JAPA", dou esse nome ao consumidor que presa A QUALIDADE, O NÃO BARGANHAR E O NÃO PECHINCHAR, PORQUE SE VOCÊ FIZER ISSO COM UM PROFISSIONAL EXCELENTE, VOCÊ CORRE O SÉRIO RISCO DE LEVAR UMA BEM NO MEIO, ISTO É, MEU PREÇO É ESSE "TAKE OR LEAVE IT". E VOCÊ SABE PORQUE? PORQUE ELE SABE EXATEMENTE O SEU VALOR, PONTO!

Normalmente, um profissional que presa qualidade, até deixa de te cobrar minharias. Ele não te dará desconto, mas em contra partida ele te dará total assistência, seja como ou quando for que você precisar dele. Esse é o valor da qualidade. Quando pagamos qualidade, pagamos tambem cuidado, atenção, O tira duvidas, aconselhamento (em alguns casos), os extras estão inclusos....

Agora, se preferir vá em frente, e peça desconto em serviços, e o que lhe presta serviços te dará aquele "puta" desconto. E corra-se o risco de se deparar com o "Depois a gente dá um jeitinho!" Aí quando você mais precisar, cadê o camarada? Sumiu! Como exemplos: o pedreiro que nunca mais apareceu na obra; aquele médico que nunca te atende quando você mais precisa... Espera que há piores - o filha da P. daquele advogado que só te enrola....
MAS VALE LEMBRAR TAMBEM QUE TODA REGRA HÁ SUAS EXCEÇÕES OK??? NÃO QUER DIZER QUE TODO PROFISSIONAL LIBERAL QUE SE PRESA NÃO DARÁ DESCONTO. PODE HAVER VARIOS QUE SIM. SÓ QUE A PROBABILIDADE DE CONSEGUIR UM SERVIÇO BOM COM UM VALOR BAIXO, CAI MUITO, DIRIA QUE SE TORNA QUASE UMA LOTERIA.

Pra finalizar, gostaria de fechar dizendo que seria muito bom se o bonsenso prevalecesse. Se as pessoas pudessem enxergar o Profissional Liberal de forma mais séria, respeitosa e procurar valorar o trabalho de quem quer que seja, desde uma empregada doméstica até um médico, porque todos sem exceção tem seu valor.
Um dia o artista ja foi discriminado, e hoje em algumas areas ja é bem pago, o ator/atriz tambem. Ha o inverso tambem, que dizemos de "inversões de valores", infelizmente, por exemplo: o Professor, que era uma profissão tão reconhecida e bem paga, porem, hoje.... nem preciso continuar, né?

POR FAVOR, MAIS RESPEITO E RECONHECIMENTO PELO TRABALHO DE UM OUTRO. MESMO QUE ESSE AO SEU OLHAR NÃO SEJA TÃO CARTESIANO TAMPOUCO POPULAR.
By Dric@

Nenhum comentário:

Postar um comentário