sábado, 31 de maio de 2014

Alem da moda....

Felizmente hoje, depois de decadas esticando-me entre os dois extremos de "estar na moda" e "estar fora da moda", entendi que o lance é ser "Alem da moda".

"Estar na moda", ja foi um conceito e uma atitude adotada por muitos de nós, afim de sermos aceitos por uma sociedade gerida pela ação impactante e superficial da imagem, e da de deixar uma boa impressão a primeira vista, no qual nos levara a acreditar que ao vendermos uma imagem de estarmos alinhadamente bem vestidos, ou de agirmos e nos comportarmos conforme o protocolo, iriamos ser bem vistos. Isso ainda, e principalmente acontece, entre aqueles que tem a necessidade de se mostrarem, com o objetivo de serem notados, respeitados, e consequentemente aceitos. Em alguns casos, alguns de nos ate trabalhamos fortemente com a imagem com o intuito de nos tornarmos referência de "como é importante vendermos uma otima primeira impressão", e defendendo que esta é a verdade da vida publica que nos levará ao sucesso pessoal, mas fundamentalmente profissional.

"Estar fora da moda", esteve fortemente por muitas decadas, e ainda basicamente esta, para aqueles que se vestem desarmoniosamente, os eleitos mal vestidos!!!! As cores, as estampas, os tecidos e os estilos simplesmente não se conversam, eles gritam!!!!!! Ha um forte grupo que se defende dizendo "eu tenho meu estilo" no qual rebeldemente contra ataca aqueles que os colocam como bregas, sem gosto, sem noção ou estilo. Hoje, sobretudo, "estar fora da moda" não esta somente para como nos apresentamos mal vestidos para a vida publica, mas tambem, em como nós passamos através da desarmoniosa vestimenta, a nossa personalidade ou humor. Ha de tudo no "estar fora da moda", aqueles que se vestem como se tivessem 20 anos, quando na verdade tem 50. Aqueles que querem passar um ar de "gente simples", mas que na verdade só estão tentando esconder atraves desta, sua propria arrogância, soberba e ego. E ainda ha aqueles que simplesmente e verdadeiramente expressam seu humor do dia, atraves da vestimenta.

A grande façanha esta em entender que não é nem tanto o Sol, nem tanto a Lua; nem tanto o Céu, nem tanto a Terra. É uma questão de submergir-se no encanto do Equilibrio. O que a vida mais nos pede, o Equilibrio. Então, ao 24 anos (historias a parte) compreendi o quanto era excelente ser "Alem da moda".

"Alem da moda" não é estar, é Ser. Ser "Alem da moda" reune 3 fatores primordiais na escolha de nossa vestimenta:
1) Valores- sejam pessoais, sociais ou culturais, os valores estão claramente expressos e presentes no nosso meio, seja no individual ou no coletivo. É atraves da vestimenta que nos mostramos, ou nos escondemos. Os valores são interpretados em nosso vestuario de variadas formas: por proteção, conforto, beleza, status,"protocolo", influência, tradição, religião, dentre tantos outros.
2) Prioridade- ela esta diretamente ligada a importância que o individuo da a sua aparência, quero dizer, em como ele se apresenta ao publico. Alguns acham (inconscientemente ou não) de extrema importância se apresentarem humildemente vestidos para ressaltar seu modo articulado de pensar e se expressar. Ja outros, apostam no politicamente correto, ou seja, vestidos de forma responsiva e alinhada ao solicitado ou estabelecido, socialmente ou profissionalmente. E ainda ha aqueles, no qual acredito, que é a grande maioria do nosso meio social ou corporativo, os que investem no cartão de visita, isto é, estar bem vestido é sim, de essencial prioridade.
3) Personalidade- ah....essa é onde nós apostamos nossas fichas, alguns arriscam mais (os aventureiros),  outros menos (os inovadores), e outros preferem não arriscar (os conservadores). Todavia, é aqui que discretamente, sociavelmente ou chamativamente que colocamos um toque mais que especial em nossa vestimenta, a nossa individualidade consciente, a personalidade.

Ser "Alem da moda" implica em conectar os Valores e as Prioridades com coerência, decisão, e sustentação. E pra que tudo isso seja, é preciso ter Personalidade.

By Drica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário