segunda-feira, 11 de novembro de 2013

DEPENDE..... A massa ou os intelectuais?


Dois grupos, duas mentes, duas visões, dois caminhos que são percorridos por grupos de pessoas com expectativas, desejos e aspirações distintas.

A massa representa a maior quantidade de pessoas que se assemelham por opiniões e discursos de âmbito comum, ou seja, adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo cotidiano.

Os intelectuais representam a menor quantidade de pessoas, cuja bandeira erguida por eles é a defesa de discursos teóricos rebuscados decorrentes de questionamentos e analises de forma racional e inteligente.

A massa é descrita e mencionada na maioria das vezes pelos intelectuais como um grupo de mentes controlados por um sistema chamado "mídia", como assim citado pelo escritor inglês George Orwell em uma de suas citações: "A massa mantem a marca, a marca mantem a mídia, e a mídia controla a massa". 

Ja os intelectuais são descritos e mencionados pela massa com muito menos frequência, mas acredito que quando isso ocorre, essa descrição é mais ou menos traduzida como uma frase dita pelo cantor Bob Marley em uma de suas citações: "Para que levar a vida tão a serio, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos". 

A massa esta preocupada no hoje, nas necessidades básicas do agora, como alimentar-se, vestir-se, divertir-se, pagar as contas, adquirir uma casa ou carro.... Enquanto os intelectuais estão numa viagem interna de questionamentos, analises, e assuntos profundos sobre a vida, o cotidiano, o mundo, etc... Porem acredito que diferentemente em caminhos opostos, ambos semelhantemente caminham em busca de respostas ou soluções para seus problemas e questionamentos. 

Os intelectuais percorrem exaltadamente os caminhos reflexivos da razão. Enquanto a massa arrojadamente os caminhos da tão sonhada felicidade.  

A massa se delicia com a quantidade. Os intelectuais se deleitam com a qualidade.

Os intelectuais se diversificam quanto a pluralidade de pensamentos que adquirem, os tornando ainda mais heterogêneos. Ja a massa se assemelha em atitude, comportamento e opinião, assim tornando-a um pouco mais homogênea.

Acredito que essa homogeneidade da massa incomoda expressivamente os heterogêneos intelectuais. Essa singularidade homogênea traz uma força de ação de âmbito geral, seja ela cultural, politica ou social, significativa no comportamento da sociedade. Para os intelectuais, contudo, os restam tentar difundir numa sociedade de pensamentos domesticados, seus pensamentos intrínsecos e questionadores a reverem conceitos, princípios e opiniões a respeito do todo.

Entretanto, como tudo DEPENDE, ha felizmente (para o intelectual) aquele sujeito da massa que um dia pára, analisa e começa a questionar-se mais a fio alguns aspectos mais complexos sobre seu cotidiano, e empaticamente alcança o entendimento do que os tão profundo intelectuais querem dizer, e traduzem estes pensamentos, conceitos e opiniões em uma linguagem mais simples, e conseguem criar uma linha intermedial entre o senso crítico( intelectuais) e senso comum( massa).

O intelectual por sua vez, também, consegue transitar na via contraria, ou seja, no terreno da massa. Ha aquele intelectual que de tanto indagar-se e pesquisar em livros, chega a conclusão que para evitar o fatal - a frustração, deve portanto, reconhecer que a escolha da via do caminho do meio pode ser a resposta. O caminho do meio pode não significar como muitos defendem que é "ficar em cima do muro", mas conseguir expressar pensamentos profundos e analises críticos em uma linguagem simples, direta e de entendimento fácil, no qual alcance não somente estabelecer uma comunicação eficaz com o senso critico/ o intelectual, mas principalmente com o senso comum/ a massa. Podendo despertar novos conceitos, e quebrar velhas heranças culturais que segue engessada e arrastada por uma sociedade, mas fundamentalmente em um individuo por gerações. 

Conclusão? DEPENDE... Minha escolha? Ela não importa realmente pra você, pois afinal das contas quem realmente vai sentir, e principalmente viver essa escolha é você, logo, a escolha é e deve ser inteiramente e responsavelmente feita por cada individuo. 

Uma dica que posso deixar é que pode haver alguns caminhos de escolha, como resumidamente cito ao longo do texto. Que atitude você pretende escolher e vestir-se perante a vida?  Ser senso comum,  ser senso critico ou ter bom senso? A resposta, novamente repito e finalizo dizendo que

                                                 DEPENDE..... de você!!!!!!!

By Drica.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário