sábado, 3 de setembro de 2011

BRASIL: POSTURA PROFISSIONAL

Adoro o jeito irônico de escrever de Luís Fernando Veríssimo, me identifico muito com ele. Ele retrata a realidade do Brasil, mais precisamente sua política, com muito humor e sarcasmo, mas com muita veracidade dos fatos do nosso país. Infelizmente, muitos de nossos problemas são herança que passam de geração em geração desde nossa colonização. Por exemplo, nosso mais que velho ditado "jeitinho brasileiro".  

O "jeitinho brasileiro" é somente uma outra forma de dizer: Achar um meio para sair com vantagem em uma situação.

Infelizmente, é isso que acontece em nossa realidade profissional. As pessoas trabalham para muitos, e poucos trabalham pra quem eles realmente tem que trabalhar, ou seja, pra empresa. Há aqueles que trabalham para seu chefe, prestem atenção, para seu chefe. Esses são os famosos puxa-sacos, esses provavelmente não possuem um líder. Partimos do principio que se você trabalha para um líder, este por sua vez, trabalha para o objetivo principal, trazer o melhor para sua empresa, o mesmo detesta puxa saquismo. Portanto um líder, não tem súditos com tal mentalidade medíocre de fazer o que o chefe quer, e sim o que é melhor para a empresa. Um líder tem plena consciência do termo "TOP DOWN", ou seja, ele tem que ser espelho de conduta, valores e palavra, para que seus colaboradores não façam o que ele quer, mas que façam tarefas com plena convicção que é o melhor para o bem comum, e principalmente da empresa. E há outros que trabalham para seu departamento, o ilustre filho-da-puta, este tem o prazer, quase que um orgasmo múltiplo, conscientemente ou não, de ferrar o outro, sem verdadeiramente pensar que ele, mais que diretamente está ferrando o andamento da empresa. Este mesmo, está muito mais preocupado e ocupado em receber mérito com o intuito de inflamar sua própria vaidade e orgulho, ao invés da empresa. Ainda há outros, que trabalham só pelo dinheiro, os pequenos mercenários, esses é um dos piores, pois ele vai aonde a maré o leva, não tem personalidade, ideais e ética, porque afinal das contas, ele está lá somente pra um único objetivo, enxergar os cifrões que são a menina dos olhos do seu trabalho pra ele. 

Se tens perfil de liderança, escolha ser um líder, pois esse perfil é o diferencial em nosso mercado de trabalho. Ser chefe, é somente fazer parte do senso comum. 

By Drica

Nenhum comentário:

Postar um comentário