segunda-feira, 6 de junho de 2022

Choices = Escolhas - Qual eh a sua?

 Ao longo da minha (ainda) curta vida, já refleti, e tornei a refletir, até chegar a algumas conclusões, que não querem dizer que eu esteja certa, mas, pra mim, faz todo sentido… por exemplo, as seguintes conclusões: 

•Eu escolho RECONHECIMENTO ao invés do meu AUTOCONHECIMENTO. E pq? Pq pra mim, quanto mais eu mergulhava dentro de mim mesma através do autoconhecimento, mais eu me desconectava do mundo terreno do qual eu habito. Além de tbm deixar de enxergar o mundo de modo mais prático e realista. Já o reconhecimento, me forçou a eu olhar para o meu espelho, e ver o meu próprio reflexo ali, com minhas perfeições e imperfeições. Ademais, somamos essa experiência a oportunidade de tbm enxergarmos como nos tornamos ao longo da vida que eh direcionada e impactada  através de nossas experiências e escolhas; 

•Eu escolho EXCELÊNCIA ao invés da PERFEIÇÃO. E pq? Pq excelência eh alcançável, se bem trabalhada. Enquanto a perfeição dá muito trabalho, e no final das contas a busca por ela pode nos tornar seres frustrados. Perfeição eh total utopia, ou para os mais religiosos que fique a citação “Só Deus eh perfeito”…; 

•Eu escolho ser CRÍTICA ao invés de ACHISTA/JULGADORA. E pq? Pq para ser crítico eh preciso ter, nem se for um pouco, uma certa dose de análise, pensamento, embasamento e conclusão. E normalmente, pra um crítico analítico isso se torna inato. Críticos por excelência costumam carregar um espectro de não ter muitas certezas, de fazer ponderações, alguns mais outros menos, alguns acabam sendo mais cuidadosos outros menos, mas isso Td dependerá do nível cultural, e de base de cada um… Não eh à toa que os críticos natos são mais mutáveis. Já o julgador eh o cara que costuma deter a verdade, as vezes absoluta. Casa com seu próprio modo de pensar e agir. O julgador, especialmente, não costuma ser muito racional, se escora em crenças e valores limitantes, não dando assim espaço ou fala pra alguém discordar dele, tampouco corrigi-lo, menos ainda se vc se atrever em bater de frente com ele - isso frequentemente acontece por conta de sua falta de embasamento ou argumento, levando o julgador ao distanciamento, ou ao cancelamento, ou a um rompimento que será ao seu ver inevitável - afinal de contas ele eh o dono da verdade, né?; 

•Eu escolho PLENITUDE ao invés de FELICIDADE - essa eh a minha escolha preferida, e sabe pq? Pq felicidade eh líquida, efêmera, feita de momentos - não existe ninguém que seja feliz o tempo todo, talvez eu esteja sendo até um tanto categórica, mas, de fato, eu não acredito que alguém seja feliz o tempo todo. Pra mim, felicidade é uma condição e não um estado, assim como eh tbm para o religioso Ailton Nascimento onde ele diz na seguinte citação “A felicidade dever ser uma condição e não um estado... Estado depende de fatores externos. Já a condição não, ela é uma decisão, hoje decidi ser feliz, mesmo que as coisas não estão como eu desejo.Todos os dias Deus dá o maior Dom, que uma pessoa possa receber - o dom da vida”. E finalizo dizendo que a plenitude, essa sim eh um estado, um estado de contentamento, independente de como vc está se sentindo em um dado momento. 

By Dric@ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário