Na manhã do dia 21 de Fevereiro de 2017 por volta das 7:30hs recebo um whatsapp com a fatídica notícia "Virgo faleceu". Alguem já te avisou Adriana? - enviado por Fabiano.
Eu mais que depressa, sem muito entender aquela mensagem ou por entrar em estado de choque, liguei imediatamente de volta para o Fabiano.
O que você me escreveu? - perguntei-lhe sem muita demora. Na verdade, era como se eu estivesse recebendo uma noticia por engano ou algo parecido....
Virgo faleceu Adriana - tornou Fabiano repetir com todas as letras "aquele vulgo engano" que eu gostaria de ter somente imaginado....
Como assim Fabiano? - atordoada, com minhas pernas já bambas, voltei a questioná-lo.
Tinha acabado de sair da padaria que costumo tomar meu café da manhã todos os dias. Quase não conseguindo me manter em pé, fui me apoiando no meu carro até sentar-me na guia da calçada.
Fabiano surpreso me indagou - Adriana, você não sabia que o Virgo estava internado desde sábado na UTI?
Eu não estava sabendo de nada! Alias, faz tempo que não sei nada a respeito dele... Virgo me cortou de sua vida. Desde outubro do ano passado que ele não fala mais comigo.... - respondi de forma acelerada e aos prantos ao Fabiano.
Não sabia que vocês estavam sem conversar....- respondeu Fabiano surpreso.
Ele continuou - Então, ele será velado e sepultado no mesmo local. No cemitério das Flores na Vila das Plantas.
O velório começará as 12:00hs e o enterro será às 16:00hs. - passou Fabiano então todas as direções.
Me derramei ainda mais em lagrimas. Mesmo sabendo que isso iria acontecer (por ter visto no mapa astral), o meu choro foi incontrolável e inevitável quando caí na real.
Pensei "nunca mais vou ver meu amigo..."
Em Julho de 2016 notei que Virgo estava com os olhos alaranjados. Eles me lembravam os olhos do meu pai quando ele adoeceu, câncer de fígado.
Falei para Virgo que seus olhos estavam alaranjados, e que eu achava que ele estava doente. Mas pra que eu tivesse certeza, eu teria que olhar seu Mapa Astral.... E depois daria uma devolutiva à ele.
Meu Deus! O pior estava ali, estampado na tela do meu notebook, logo a minha frente - Virgo já estava realmente muito doente! Olhei as secundarias e trânsitos qua são as previsões no mapa, entre Dezembro de 2016 e Janeiro de 2017 estava sendo mostrado a mim que havia uma grande chance do meu amigo morrer.
-Entrei em desespero! Não sabia o que fazer com aquela informação?!?!
Eu não estava vendo algo tão impactante de alguem distante, mas do meu aluno querido (ele estava fazendo aulas de inglês comigo naquela época, entre idas e vindas), mas acima de tudo do meu grande amigo, de quase 14 anos de amizade.
Liguei para o Fabiano e perguntei se Virgo andara bebendo mais que o normal nos ultimos tempos, pois eu havia notado que os olhos dele estavam alaranjados. Então decidi checar em seu mapa a respeito de sua saude, e constatei que seu fígado poderia estar comprometido, porque havia tensão que mostrara isso. A primeira coisa que me veio a mente foi "fígado = bebida alcoolica".
Fabiano usou de uma linguagem um tanto até irônica para responder-me que Virgo era alcólatra, e que ele estava admirado que eu não sabia que ele era, porque erámos muito amigos.
Disse-lhe que não sabia, pois todas as vezes que iamos almoçar fora ele bebia, mas eu pensava que era "socialmente". Complementei dizendo-lhe que tambem havia visto no mapa a morte de Virgo (entre os meses já mencionados acima). E que não sabia como proceder, mas que ele precisava ser avisado diante deste fato...
Fabiano me respondeu - Você sabe muito bem como Virgo é... não escuta ninguem. Só faz e segue o que está em sua cabeça! E se tem alguem que ele ouve um pouco, esse alguem é você mesma.
Lá fui eu, esperar pelo seu Virgo no dia seguinte por mais de uma hora num restaurante ao lado de sua empresa. Quando Virgo chegou de uma reunião que ele havia ido naquele dia, chamei ele para conversarmos. Sentamos e ele pediu "uma dose de Cinar" - uma bebida alcoolica super forte. Assim que a dose chegou, a joguei fora, no chão mesmo, e disse-lhe "é exatamente a respeito disso que vamos conversar hoje".
Expliquei para ele que precisava imediatamente fazer alguns exames, e que o ideal seria ele se ausentar pelo menos por uma semana da empresa. Poderia escolher em ficar num spa para descansar e se desintoxicar.... Salivas gastas a toa! Rss. Ele me deu todas as explicações ( na verdade, um repertório de escapismos) que você pode imaginar, pra me convencer que tudo era mais importante que sua própria saude.
Declamou ser "impossivel" ele se ausentar da empresa naquele momento (não era aquele momento, poderia ser qualquer um outro que ele falaria o mesmo). Disse-me que havia um container chegando, e que tambem iria para a China.... um monte de bla bla bla.
Pra mim nada justificaria ser mais prioritário que sua propria vida em jogo, não é mesmo? Alertei que era gravissimo, que as secundarias (previsão) mostrava uma tensão ao final do ano, que se estendia até o final de Janeiro de 2017... Nada do que eu falasse iria dobra-lo, convence-lo ou menos ainda faze-lo mudar de idéia.
O maximo que consegui foi que ele me prometesse fazer caminhadas diarias e que parasse de beber. A respeito dos exames, me enrolou - disse-me que iria faze-los, só que ao seu tempo, como sempre...
Eu não tinha como acompanha-lo, não estava com ele todos os dias. Pedi para o Fabiano, que era o gerente geral de sua empresa para me ajudar nesse processo. E assim foi, ao longo dos dias, Fabiano foi acompanhando o dia-a-dia do Virgo que aparentemente havia parado de beber. Entretanto isso não durou por muito tempo, até chegar Outubro o qual o sócio dele veio a falecer.
Será que errei nas previsões? - me questionei. Não acredito em coincidências.... Tirei por certo que poderia ter errado, e não fiz uma releitura.
Fui ao velório do seu sócio. Ao chegar lá notei que ele havia bebido - Não acreditei no cheiro que eu inalei ao passo que me proximei dele quando fui cumprimenta-lo....
Virgo, você bebeu? - o questionei de forma bem inquisitiva.
Ele me respondeu "não acredito que você veio até o velório do meu sócio para me encher o saco"...? Claro que não! Mas não me conformo sentir esse cheiro de alcool em você, quando você sabe que não pode beber.... E a nossa conversa, já se esqueceu? - respondi-lhe inconformada.
Você quer que eu te expulse daqui? - me respondeu rudemente.
Deixa pra lá... é sua vida mesmo, não é? - repliquei finalizando a conversa.
A partir da morte de seu sócio, a vida de Virgo virou um inferno. Por quê? Porque a unica filha de seu sócio tocou o terror na vida dele. Ela queria que ele comprasse a parte dela na sociedade, mas ele não tinha o dinheiro suficiente para isso. Então, começou-se uma guerra declarada entre os dois.... Ao final ela acabou comprando a parte dele.
Entre esses altos e baixos, o Virgo rompeu a amizade comigo. Logo nas primeiras duas semanas pós morte de seu sócio ainda trocava whatsapp comigo, dizendo-me que iria almoçar comigo, no mínimo para me contar o que estava acontecendo.... Entretanto, não foi o que aconteceu. Ele não mais respondeu minhas mensagens e telefonemas... Na epóca fiquei profundamente chateada. Chorei e me lamentei com uma aluna que tenho que prestou um serviço pra empresa dele por um tempo. Nõa entendia o que estava se passando... O porque ele havia me deletado da vida dele?
Foi então chegado o dia 21 de Fevereiro que eu entendi tudo. Meu grande amigo havia se afastado de mim porque já sabia que iria embora. E não queria ouvir mais nenhuma palavra na cabeça dele. Ele sabia que eu não daria tregua. Não desistiria dele. Mesmo contra sua vontade, iria lutar por ele. Ele decidiu passar seus ultimos quatro meses da forma que ele sempre mais gostou de viver - do jeito dele, a base do discurso que ele mais gostava recitar "eu vou dar um jeito". Realmente, meu amigo Virgo deu jeito, apertou o botão "game over" do jogo da vida.
Sentirei saudades eternas desse meu amigo mais que teimoso, mas que esteve ao meu lado em muitos momentos de minha vida. Momentos que eu cai, e que ele estendeu a sua mão e me levantou. Outros que demos muitas gargalhadas juntos. E ainda outros que ambos criticávamos desse mundo que é tão imperfeito aos nossos olhos críticos. Ah meu amigo, como te amei, e sempre te amarei. Fique em paz. Amem.
By Dric@